10 dicas de como vender mais e melhor

Com um mercado cada vez mais competitivo, os profissionais de vendas precisam estar muito bem preparados para atender bem seus clientes, fazer boas e lucrativas vendas. Sendo assim, para aumentarmos nossos resultados continuamente, precisamos desenvolver técnicas de vendas e técnicas de fechamento que possam automatizar este processo e gerar mais resultados no menor tempo possível. No artigo de hoje, vamos abordar 10 dicas de como vender mais e melhor!

COMPETITIVIDADE E MERCADO DE ATUAÇÃO DA ÁREA COMERCIAL:

Atualmente, indiferente o seu segmento de atuação, a competitividade é muito grande. Um grande número de concorrentes e a briga por preço e condições comerciais mais vantajosas estão dificultando o papel do vendedor. Além disso, o atendimento nunca esteve tão deficitário, tornando-se um diferencial competitivo, algo que na minha sincera opinião, é obrigação.

Somando a isso, acredito que o avanço da tecnologia auxilia nossos clientes a terem um maior arsenal de conhecimento, mantendo-os atualizados sobre tendências e bem preparados para negociar com você, amigo vendedor.

O PAPEL DO VENDEDOR QUE VENDE MAIS:

Um vendedor competente não é aquele que apenas vende, mas sim aquele que torna seu cliente um amigo, fortalecendo o relacionamento e engajando-o em sua causa. Isso quer dizer que precisamos tornar nossos clientes “nossos vendedores”, ou seja, fazer com que eles nos indiquem para seus amigos e familiares.

OBJETIVO DE VENDER MAIS E MELHOR:

Quando usamos o termo “vender mais e melhor” queremos, na verdade, transmitir a ideia de que vender já não é o suficiente. Vender melhor quer dizer, entre inúmeras ações, trabalhar o mix de produtos da sua empresa, não onerar a margem de contribuição e ainda preocupar-se com a forma de pagamento e a inadimplência.

10 DICAS DE COMO VENDER MAIS E MELHOR:

O objetivo desse artigo é trazer 10 dicas práticas para quaisquer profissionais de vendas utilizarem e aumentarem suas vendas. Trago aqui técnicas que possam ser utilizadas indiferentemente se você vende produto ou serviço e se vende pessoalmente ou por telefone. São coisas simples de serem feitas, mas que vão trazer efeitos reais e boas comissões.

1 – SORRIA SEMPRE!

Sorrir transmite simpatia e elegância. Isso quer dizer que você vai transmitir ao seu cliente o prazer que sente em atender seus desejos e de estar em sua companhia. Sorrir é o início de um bom relacionamento e ainda serve para quebrar a barreira COMPRADOR X VENDEDOR existente na maior parte das negociações.

Essa dica pode ser utilizada em vendas por telefone, porque você consegue, da mesma forma, transmitir a mensagem de alegria para seu cliente, mesmo a distância. Além de você fechar a venda, ainda ganha um amigo!

2 – CHAME SEU CLIENTE PELO NOME!

Chamar o cliente pelo nome parece ser básico e até obvio, certo? Porém vejo MUITOS vendedorescometer esse erro absurdo, inclusive de esquecer ou de errar o nome do cliente enquanto faz a apresentação do seu produto.

Sendo assim, GRAVE o nome do seu cliente ou prospect assim que ele falar. Procure chama-lo(a) pelo nome no primeiro minuto de conversa para que seu cérebro se acostume com a ideia e você consiga guardar mais facilmente a informação.

DICA EXTRA: Associe o nome do seu cliente a um amigo, familiar, ator ou personalidade que você conheça. Para entender melhor, se o meu cliente chama-se Carlos eu logo associo ao nome do meu PAI. Nunca mais esqueço.

Além de usar seu nome durante a apresentação, sempre que encontra-lo novamente faça uma saudação de “bom dia” ou “boa tarde” e, na sequência, chame-o pelo nome. Provavelmente ele(a) vai ficar espantado com isso e vai sentir-se extremamente importante.

3 – PLANEJAMENTO É FUNDAMENTAL!

Antes de falar com o cliente, planeje-se. Acredite: sua venda inicia-se antes do contato com o cliente, estudando o que ele faz ou o que ele deseja realmente comprar. Estar preparado é a melhor forma de vender mais e melhor.

Quando você planeja a forma como vai atender o cliente, como vai apresentar seus produtos, como vai conduzir a negociação e partir para o fechamento, você tem mais CONFIANÇA enquanto conversa com o cliente e, automaticamente, transmite mais CREDIBILIDADE!

4 – USE PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS:

A melhor técnica de vendas, na minha opinião, é saber o que REALMENTE seu cliente quer COMPRAR! E como conseguimos isso? Basicamente deixando que ele exponha a você suas necessidades.

PERGUNTAS ABERTAS:

Para que ele exponha de forma mais livre o que ele quer, utilize perguntas ABERTAS. Esse tipo de técnica deixa o cliente falar livremente, pois a resposta não é objetiva. Geralmente são utilizadas logo no início da conversa e, com essas informações, você programa sua apresentação justamente nos pontos destacados por ele.

PERGUNTAS FECHADAS:

Agora que você já conversou bastante com seu cliente e entendeu o que ele realmente quer comprar, precisamos utilizar as perguntas FECHADAS, ou seja, perguntas em que as respostas são “sim” ou “não”.

Essas perguntas devem ser utilizadas nos momentos certos da sua apresentação ou quando está trabalhando objeções para fechar a venda. É primordial que você consiga que seu cliente responda SIM, pois essas respostas trabalham seu subconsciente para a compra do produto ou serviço.

VAMOS EXEMPLIFICAR – PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS:

Você é um corretor de imóveis e está trabalhando em um conjunto de apartamentos de alto padrão, onde as plantas são de 3 ou 4 suítes. No momento da apresentação use perguntas como:

  • Quantos filhos vocês têm?
  • No seu atual imóvel, qual a composição?
  • O que motiva vocês a comprarem um apartamento maior?
  • O que preferem: sol da manhã ou da tarde?
  • Preferem que seja a vista para o exterior do empreendimento (cidade) ou a vista voltada para a área de lazer?

Na sequência, após visitar o decorado, você inicia a apresentação do projeto e parte para a tabela de preços. Percebe que você já coletou ricas informações que serão úteis para apresentar o imóvel correto? Vamos a alguns exemplos:

  • Acreditamos que essa planta seja a melhor alternativa para vocês pois, com 4 suítes, poderão acomodar toda sua família com conforto e privacidade, certo?
  • Esse imóvel tem o mesmo padrão do seu atual apartamento, sendo 75 m² maior e com uma belíssima sacada com área gourmet, proporcionando momentos incríveis de prazer. Vocês concordam?
  • Além disso, essa unidade possui sol da manhã e isso quer dizer que seu apartamento ficara aquecido por todo o dia, porque o sol da manhã sempre é a melhor opção em termos de luz natural. Uma delícia não é?
  • Nessa unidade, temos a vista voltada para a cidade, com uma visão panorâmica do bairro e também vista para o parque XPTO. Será muito bom ter momentos de lazer com a família com essa vista, concordam?
  • Automaticamente seus clientes vão entender que o seu produto ou serviço é a MELHOR OPÇÃO para eles e o fechamento será feito naturalmente, possivelmente com o mínimo de objeções possíveis.

    5 – FOCO NA SOLUÇÃO E NÃO NO DINHEIRO DO CLIENTE!

    Infelizmente, pela pressão da empresa e da liderança para batermos a meta, muitos vendedores acabam colocando sua motivação exclusivamente no valor do pedido ou no quanto o cliente pode “gastar” a mais.

    Tenha como objetivo atender plenamente as NECESSIDADES do seu cliente e deixa-lo o mais satisfeito possível com sua compra. Além de ser correto comercialmente, essa postura é extremamente ética e mostra que você é um profissional comprometido com a satisfação do seu cliente.

    6 – MANTENHA-SE ATUALIZADO!

    Leia muito, tudo! Livros, revistas, blogs e revistas digitais da sua área. Se você estiver bem informado sobre seu segmento vai transmitir segurança e credibilidade quando estiver negociando com seu cliente. Não existe nada melhor que segurança para vender mais e melhor!

    7 – UTILIZE OS BENEFÍCIOS PARA GERAR VALOR:

    Negociações baseadas em PREÇO transmitem a seguinte mensagem para o cliente: “estouGASTANDO dinheiro para comprar o produto XPTO”. Quando você trabalha os BENEFÍCIOS do seu produto, mostra ao cliente que ele está INVESTINDO, pois gera VALOR no produto.

    MAS QUAL É A MELHOR FORMA DE CRIAR VALOR?

    Simplesmente, após fazer perguntas ABERTAS e deixar seu cliente falar o que precisa, trabalhe sua apresentação baseando-se justamente no que ELE definiu como prioridade. Os benefícios que vai apresentar não precisam estar relacionados apenas ao produto, mas sim sobre como seu cliente percebe esses pontos chaves.

    No exemplo acima (dica 4), o corretor de imóveis reforçou os BENEFÍCIOS do imóvel que estava apresentando segundo o que o cliente mostrou ser interessante para ele e sua família. Percebe que ele não focou sobre o tipo de acabamento ou mesmo sobre os inúmeros itens da área de lazer.

    Falar sobre os BENEFÍCIOS e agregar VALOR é, na verdade, tornar o preço do seu produto o menos relevante possível para que, na hora do fechamento, a venda aconteça com mais naturalidade.

    8 – VALORIZE SUA POSIÇÃO E SUA PROFISSÃO!

    Valorize a sua PROFISSÃO e seus CONHECIMENTOS. Isso mesmo! Muitos colegas desvalorizam a própria profissão de vendas e não compreendem como seu papel é fundamental para seu cliente ficar satisfeito e sua empresa continuar com boas e lucrativas vendas.

    Valorizar sua profissão é ter orgulho de ser vendedor, ter orgulho de atender e servir seus clientes e conduzir a negociação com ética e sabedoria, mantendo seu foco na plena satisfação do seu cliente.

    No entanto, caso você perceba que seu cliente está “brincando”, “jogando” ou “leiloando” com você, saiba seu VALOR e não atenda mais. Você pode até perder uma venda, mas vai manter a sua dignidade e mostrar que é um profissional de verdade!

    Somente se valorizando como profissional é que o seu cliente vai valorizá-lo! Pense nisso.

    9 – FAÇA UM EXCELENTE ATENDIMENTO!

    Conforme dito no início deste artigo, vendedores que atendem bem e corretamente seus clientes estão cada vez mais escassos no mercado. O atendimento NÃO DEVERIA ser, porém acaba sendo um verdadeiro diferencial competitivo!

    Para atender bem seu cliente você precisa estar muito bem preparado, bem vestido, usar um vocabulário condizente com seu mercado e transmitir credibilidade ao cliente.

    Além desses fatores, destaco a importância de demonstrar que tem prazer de atendê-lo e de auxiliá-lo na compra do seu produto. O melhor atendimento é aquele que consegue a satisfação plena do seu cliente.

  • 10 – SAIBA PARTIR PARA O FECHAMENTO!

    Você está preparado, sabe tudo sobre seu produto, usou perguntas ABERTAS para entender os reais benefícios do seu cliente e perguntas FECHADAS no momento da sua apresentação, mostrando segurança e respondendo todas as perguntas do seu cliente?

    PARTA PARA O FECHAMENTO!!!!

    Fechar uma venda é, na verdade, o ápice de todas as ações que fez até o momento. O melhor fechamento é aquele que o cliente NÃO percebe que está comprando, pois está plenamente confiante que você e seu produto são a escolha correta.

    Apenas para ilustrar, eu utilizo em minhas negociações, durante o final da conversa, perguntas FECHADAS orientadas para o SIM, mas com foco na conclusão da venda. Vamos a elas:

    • “prefere pagar com cheque ou boleto?”
    • “o melhor dia para vencimento seria dia 10, 15 ou 20”
    • “posso entregar o produto na sua empresa ou prefere no seu escritório?”

    E vou dando sequência ao diálogo até que, quando ele percebe, estamos tomando café e apertando as mãos com um saudoso: PARABÉNS! VOCÊ FEZ UM EXCELENTE NEGÓCIO!

    No próximo artigo do nosso Treinamento Como se Tornar um SuperVendedor, vamos abordar exclusivamente o tema, com diversas técnicas de fechamento. A ideia, aqui, é que você entenda que o fechamento precisa ser o ápice do seu processo de vendas.

    RESUMINDO – 10 DICAS PARA VENDER MAIS E MELHOR

    Para resumir as dicas, basta fazer um cronograma de ação que esteja adaptado a sua rotina de trabalho e a forma como você desenvolve as negociações com seus clientes. Vimos até aqui:

    1. Sorria Sempre!
    2. Chame seu cliente pelo nome!
    3. Planejamento é fundamental!
    4. Use perguntas abertas e fechadas!
    5. Foco na SOLUÇÃO!
    6. Mantenha-se atualizado!
    7. Utilize os BENEFÍCIOS para gerar VALOR!
    8. Valorize sua profissão e sua posição!
    9. Faça um excelente ATENDIMENTO!
    10. Saiba partir para o fechamento!Fonte: Supervendedores

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