Nos últimos anos, tem se difundido muito, em empresas de todo o Brasil, a necessidade da utilização de torquímetros para controle e aplicação de torque em elementos de fixação em todos os segmentos produtivos, principalmente em pontos sensíveis, onde o aperto inadequado pode causar danos ao equipamento ou ao produto final. Juntamente com a utilização, é muito importante cuidar deste equipamento. Um torquímetro que está sendo utilizado sem um mínimo de cuidados básicos passa a não ter o efeito desejado, ou seja, não irá garantir o aperto adequado ao elemento de fixação que se pretenda fixar. Os cuidados começam a partir do momento da aquisição do equipamento, com uma orientação adequada às pessoas que irão utilizá-lo.
Torquímetro é um instrumento de aplicação e verificação de torque e deve ser tratado com o mesmo cuidado que dispensamos aos micrômetros e paquímetros, em relação à não derrubar o equipamento, guardá-lo em local adequado, longe de umidade ou junto com as demais ferramentas. Se o equipamento for derrubado, deve-se avaliar se não ocorreu nenhuma avaria grave externa ou se nenhuma peça interna se soltou. A limpeza do torquímetro deve ser apenas externa. Não se deve colocar óleos ou graxas nos orifícios do torquímetro, pois isso pode modificar o torque aplicado. A limpeza interna é feita quando o torquímetro é enviado para calibração na fábrica ou em uma empresa qualificada a fazer este serviço em cada região do país.
A Gedore recomenda fazer calibração nos torquímetros nos seguintes intervalos:
• Torquímetros de verificação de torque: são os torquímetros que mostram em um visor, pode ser dial ou display, o valor do torque aplicado. Ex. torquímetro de relógio, vareta e digital – para essa família de torquímetros recomendamos efetuar calibração a cada 10.0 ciclos de trabalho.
• Torquímetros de sinalização de torque: são os torquímetros que sinalizam através de um sinal acústico o torque aplicado. Ex. torquímetro de estalo, quebra e giro-livre – para essa família de torquímetros recomendamos efetuar calibração a cada 5.0 ciclos de trabalho. Os torquímetros também devem sofrer calibração nos seguintes casos:
- A cada seis meses;
- Após quedas ou choques violentos;
- Após sobrecarga;
- Após reparos
- Quando ocorrer dúvida no resultado encontrado.
Normalmente, empresas certificadas pela ISO já têm procedimento de quanto em quanto tempo seus torquímetros devem sofrer calibração. Este tempo pode variar de empresa em função da atividade e do grau de utilização do torquímetro. O importante é fazer a calibração, seja dentro dos padrões recomendados pela fábrica ou da periodicidade especificada pela empresa, porque este processo vai garantir uma vida útil muito mais longa ao torquímetro, e uma utilização com maior qualidade.
Confira nossa linha de Torquímetros!
Fonte: Promotor Técnico Gedore – Elias Alonso
Leia também
-
Portabilidade e Praticidade: Como profissionais leves e hobbistas podem se beneficiar de jogos de ferramentas compactos
-
Andar de bicicleta é uma prática saudável: Confira 7 benefícios para o corpo e saúde mental!
-
Guia para organização, limpeza e conservação de ferramentas
-
Seu carro foi atingido por enchente? Saiba o que fazer!
-
Recuperando memórias e homenagens