Reservatório de partida a frio: você trocou a gasolina dele?

Motores flex funcionam a gasolina e a álcool, em qualquer proporção da mistura. Porém, quando o motor está muito frio, o álcool puro terá dificuldades em colocar o veículo em funcionamento. Era muito comum esse problema em carros a álcool mais antigos. A solução, no caso dos carros Flex, foi através do reservatório de combustível para a partida a frio.

Reservatório de gasolina partida a frio: o que é?

O reservatório fica localizado geralmente ao lado do motor do carro. Nele é colocada uma pequena quantidade de gasolina, que auxilia o motor a ter sua ignição quando ainda está frio e tem uma mistura mais rica em álcool do que gasolina, já que esta é mais fácil de “queimar” do que o álcool, em temperaturas mais baixas.

Manutenção do reservatório de partida a frio

Estamos em país quente. Muito quente. Por isso, raras são as vezes em que o reservatório de partida a frio precisa ser usado. E enquanto a gasolina do reservatório não é usada, ela vai envelhecendo e pode perder a validade. Pode até apodrecer, se deixada lá. Entra então a manutenção do reservatório de partida à frio.

Reservatório

Veja que esse reservatório de partida a frio já está um pouco sujo, e precisa de uma limpeza para que não haja problemas técnicos depois.

Vamos ao passo a passo de como manter o reservatório de partida à frio em perfeito estado de conservação.

  • Gasolina Premium: sempre que for colocar gasolina no reservatório de partida à frio, tem que ser gasolina Premium ou, pelo menos, aditivada. Essas gasolinas duram mais tempo antes de apodrecerem.
  • 90 dias de validade: troque toda a gasolina do reservatório a cada 90 dias, independente se você usou ou não.
  • Limpeza do reservatório de partida à frio: assim que for retirada a gasolina velha, preferencialmente, fazer uma limpeza do reservatório e do sistema. Faça isso apenas se tiver conhecimento ou em uma oficina especializada. Se a gasolina já estava podre ou o reservatório muito sujo, leve para uma oficina especializada para fazer a limpeza.

Todo carro flex tem reservatório de partida à frio?

Não. Alguns carros novos já saem de fábrica sem o reservatório e com um sistema que aquece o etanol antes de entrar na câmara de combustão.

O vídeo que aparece abaixo explica um pouco melhor sobre o funcionamento do reservatório de partida a frio:

O sistema biocombustível dos carros flex é essencial para um futuro com carros menos poluentes. Todavia, como sabemos, o etanol tem seus desafios como combustível eficiente, e sistemas como a partida a frio são essenciais para que os motores biocombustível não falhem quando você mais precisa.

 

Fonte: Carro de Garagem

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