Motores flex funcionam a gasolina e a álcool, em qualquer proporção da mistura. Porém, quando o motor está muito frio, o álcool puro terá dificuldades em colocar o veículo em funcionamento. Era muito comum esse problema em carros a álcool mais antigos. A solução, no caso dos carros Flex, foi através do reservatório de combustível para a partida a frio.
Reservatório de gasolina partida a frio: o que é?
O reservatório fica localizado geralmente ao lado do motor do carro. Nele é colocada uma pequena quantidade de gasolina, que auxilia o motor a ter sua ignição quando ainda está frio e tem uma mistura mais rica em álcool do que gasolina, já que esta é mais fácil de “queimar” do que o álcool, em temperaturas mais baixas.
Manutenção do reservatório de partida a frio
Estamos em país quente. Muito quente. Por isso, raras são as vezes em que o reservatório de partida a frio precisa ser usado. E enquanto a gasolina do reservatório não é usada, ela vai envelhecendo e pode perder a validade. Pode até apodrecer, se deixada lá. Entra então a manutenção do reservatório de partida à frio.
Veja que esse reservatório de partida a frio já está um pouco sujo, e precisa de uma limpeza para que não haja problemas técnicos depois.
Vamos ao passo a passo de como manter o reservatório de partida à frio em perfeito estado de conservação.
- Gasolina Premium: sempre que for colocar gasolina no reservatório de partida à frio, tem que ser gasolina Premium ou, pelo menos, aditivada. Essas gasolinas duram mais tempo antes de apodrecerem.
- 90 dias de validade: troque toda a gasolina do reservatório a cada 90 dias, independente se você usou ou não.
- Limpeza do reservatório de partida à frio: assim que for retirada a gasolina velha, preferencialmente, fazer uma limpeza do reservatório e do sistema. Faça isso apenas se tiver conhecimento ou em uma oficina especializada. Se a gasolina já estava podre ou o reservatório muito sujo, leve para uma oficina especializada para fazer a limpeza.
Todo carro flex tem reservatório de partida à frio?
Não. Alguns carros novos já saem de fábrica sem o reservatório e com um sistema que aquece o etanol antes de entrar na câmara de combustão.
O vídeo que aparece abaixo explica um pouco melhor sobre o funcionamento do reservatório de partida a frio:
O sistema biocombustível dos carros flex é essencial para um futuro com carros menos poluentes. Todavia, como sabemos, o etanol tem seus desafios como combustível eficiente, e sistemas como a partida a frio são essenciais para que os motores biocombustível não falhem quando você mais precisa.
Fonte: Carro de Garagem
Leia também
-
Portabilidade e Praticidade: Como profissionais leves e hobbistas podem se beneficiar de jogos de ferramentas compactos
-
Andar de bicicleta é uma prática saudável: Confira 7 benefícios para o corpo e saúde mental!
-
Guia para organização, limpeza e conservação de ferramentas
-
Seu carro foi atingido por enchente? Saiba o que fazer!
-
Recuperando memórias e homenagens
Limpei o meu compartimento ontem o mecanico me falou pra não por nada nele só no inverno tá certo?