Nesse post, a GEDORE reuniu dicas que sejam úteis para diminuir os prejuízos e recuperar seu carro da melhor maneira possível, para que todos consigam pouco a pouco retornar suas vidas à normalidade. Lembre-se: Faça tudo com um profissional capacitado e de confiança, e use sempre as ferramentas adequadas para cada serviço. Confira abaixo as dicas que separamos:
ATENÇÃO: Jamais tente dar a partida no motor!
Tentar ligar um carro que estava submerso ocasionará o calço hidráulico, uma vez que a água muito provavelmente terá entrado na câmara de combustão, que não consegue comprimir água. Isso resultará na quebra dos componentes, como pistão, biela e outros. Além disso, se o carro for energizado, os componentes eletrônicos ainda poderão estar úmidos, fazendo com que a energização queime os mesmos.
O recomendado é chamar um guincho ou reboque, levar seu carro à sua oficina mecânica de confiança e fazer uma avaliação dos reparos necessários, sempre utilizando as ferramentas adequadas.
– Óleo do motor
A troca do óleo e do filtro de óleo do motor são de extrema importância, pois a água pode ter contaminado o óleo, modificando suas propriedades lubrificantes e prejudicando o seu correto funcionamento.
– Fluído de freio
É recomendado que seja trocado o fluído de freio do veículo, uma vez que o fluído contaminado pela água terá seu funcionamento prejudicado, colocando em risco o usuário ao utilizar o veículo novamente.
– Filtro de ar
Se o filtro de ar também foi afetado, é recomendada a troca, devido ao acúmulo de sujeira.
– Combustível
Tire o combustível que estava no veículo e troque o filtro. Se a água tiver entrado no tanque e a troca NÃO for realizada, é provável que possam surgir danos no carro, até mesmo após ele já ter voltado a funcionar.
– Bancos, carpetes e forração
Os componentes internos do veículo poderão ser recuperados, uma vez que são todos desmontáveis. Leve o carro a um profissional especializado, que fará a desmontagem com as ferramentas exclusivas para este serviço, evitando danos durante a desmontagem. Já o feltro antirruído deve ser substituído, devido à perda da capacidade de isolamento acústico.
Infelizmente, nem todos os carros poderão ser recuperados, mas estas são algumas dicas que poderão auxiliar no processo, evitando maiores prejuízos por falta de conhecimento. Lembre-se também de ter paciência, provavelmente não será fácil conseguir disponibilidade com oficinas mecânicas nos primeiros dias após as enchentes, e os profissionais estarão dando seu melhor para atender a todos. E se você for um profissional da área, lembre-se que, do outro lado, tem um cliente que provavelmente teve mais perdas além do carro atingido. Juntos, vamos reconstruir tudo que foi atingido e voltar mais fortes do que nunca.
Leia também
-
GEDORE Solutions: Uma ampla gama de opções para o torque controlado com precisão, garantindo segurança e qualidade em suas operações
-
CONEXÃO GEDORE: Conheça Alexandre Silva, exemplo de liderança e superação diante de grandes desafios
-
O surgimento do alicate: De ferramenta de ferreiros a um companheiro versátil!
-
Portabilidade e Praticidade: Como profissionais leves e hobbistas podem se beneficiar de jogos de ferramentas compactos
-
Dia do Representante Comercial: Uma parceria de sucesso aqui na GEDORE!
Excelente artigo! As dicas apresentadas são extremamente valiosas para quem passou por essa situação difícil no Rio Grande do Sul. A abordagem prática e direta ajuda muito a entender como agir rapidamente para salvar os veículos afetados pelas cheias. Informação indispensável em tempos de crise!