Todo mundo precisa de um kit de ferramentas em casa, correto? Então confira quais sãos as ferramentas básicas que você deve ter em casa!
Trena
Você pode achar que não precisa de uma, mas possuir uma trena de uns 8 metros servirá na maioria dos trabalhos. Seja para medir o tamanho de uma mesa, seja para medir o tamanho de uma janela para colocar persianas, ou ainda, se está pensando em trocar o piso, uma trena será necessária para medir todas as medidas do ambiente ou objeto. Escolha uma trena que seja grande o suficiente para medir os cômodos da casa. Uma segunda trena de 2 metros pode ser colocada na bolsa para compra em Shoppings ou para ajudar em tarefas menores, como pendurar um quadro.
Chave de fenda
Duas chaves de fenda básicas são necessárias. Escolha um chave de fenda de boa qualidade com ponta chata e outra com a ponta Philips. Ambas de tamanho médio. Um jogo de pequenas chaves de fendas são úteis quando se necessita apertar os parafusos de um óculos ou arrumar equipamento de áudio ou informática.
Alicates
Um alicate somente não é o suficiente. Tenha um conjunto com vários tamanhos e tipos. Você irá utilizar alicate de bico com mais frequência, mas tenha alicates maiores para remover pregos, por exemplo. Alicates de corte são bons para tarefas com fiação elétrica.
Martelo
Se você está planejando em pendurar quadros ou colocar prateleiras, um martelo médio irá servir em quase todos os trabalhos domésticos. Considere outros tamanhos se você for realizar trabalhos delicados ou construção.
Alicate de Pressão
Essa ferramenta lembra um alicate, mas possui um sistema que segura e trava objetos. Usado, por exemplo, para segurar porcas enquanto você utiliza outra chave de fenda para girar o parafuso. Ele possui um sistema para liberar a porca quando necessário.
Alicate de Corte
Não destrua as tesouras de casa com essa ferramenta essencial. Um alicate de corte tornará fácil a tarefa de desencapar fios ou cortá-los para realizar os reparos elétricos da sua casa.
Furadeira/Parafusadeira
Você pode achar que este item é desnecessário, entretanto, existe uma infinidade de utilidades para esta ferramenta. O mais óbvio é furar buracos para pregos e parafusos, mas você pode também colocar adaptadores para rosquear parafusos e também desrosqueá-los.
Obs: Todo o kit básico de ferramentas deve ser deixado longe do alcance de crianças.
DICAS PARA CONSERVAR SUAS FERRAMENTAS
Após longos períodos sem serem utilizadas, as ferramentas podem se oxidar e deteriorar. Existem formas muito simples de manter as ferramentas sempre em bom estado.
As principais dicas são também muito simples e garantem a conservação do seu kit de ferramentas:
• Utilize cera em pasta (a usada nos automóveis) para encerar as lâminas das ferramentas.
• Se existir acumulação de ferrugem, lave com diluente e palha-de-aço e aplique no final um pouco de óleo.
• Coloque pedacinhos de giz nas caixas de ferramentas, parafusos, pregos, etc., de modo a evitar a formação de ferrugem. O giz absorve o excesso de umidade.
• Assim, de maneira simples, com esses pequenos truques suas ferramentas vão ter uma vida útil muito maior e estarão sempre em boas condições de uso quando se fizer necessário.
Fonte: Casa Show
Leia também
-
Portabilidade e Praticidade: Como profissionais leves e hobbistas podem se beneficiar de jogos de ferramentas compactos
-
Andar de bicicleta é uma prática saudável: Confira 7 benefícios para o corpo e saúde mental!
-
Guia para organização, limpeza e conservação de ferramentas
-
Seu carro foi atingido por enchente? Saiba o que fazer!
-
Recuperando memórias e homenagens