Mesmo com toda evolução tecnológica que o mercado vem atravessando, existem diversas ferramentas que continuam presentes em várias atividades nas indústrias de um modo geral, e uma delas é o martelo. A Ferramentas GEDORE possui uma linha com diversas opções de martelos e marretas para atender essas atividades.
Nesta edição, destacamos nossa linha de martelos antirretrocesso que, como o próprio nome diz, não retrocede devido à ação das micro-esferas que “seguram” o martelo contra o material a ser batido.
Característica
Esse martelo possui uma câmara com micro-esferas metálicas em sua cabeça. Ao ser realizado o movimento de batida, as esferas se deslocam em sentido contrário ao da trajetória do martelo e, quando ocorre o impacto, elas realizam uma força oposta às forças de reação (ricochete) do impacto, conforme figura abaixo.
Esse sistema torna o impacto até 100% mais eficiente do que o dos martelos de segurança convencionais, minimizando os efeitos sobre os tendões, articulações e músculos do usuário, já que não há retrocesso no impacto.
Entre as principais vantagens estão:
- O impacto gerado é até 100% mais eficiente do que o dos martelos de segurança convencionais;
- Retrocesso zero em relação aos martelos mecânicos normais em função de um inserto especial de microesferas metálicas em sua cabeça;
- Cabo ergonômico de madeira nobre;
- Uso universal para montagens e serviços, com a vantagem da cabeça possuir maior área de contato;
- A face de contato (cabeça intercambiável) em poliamida minimiza os efeitos do impacto em superfícies sensíveis;
- Proteção metálica do cabo contra danos em caso de erro no alvo do impacto;
- Produto com maior ergonomia, minimizando os efeitos sobre os tendões, articulações e músculos do usuário, já que não há retrocesso no impacto;
- Pino de fixação adicional do cabo (em alguns modelos);
- Redução de custos em função de sua múltipla utilidade, com cabeças em dois materiais: poliamida e aço especial (ver produto ref. 247 H).
Cuidados na utilização e conservação do produto
- Para a sua segurança, sempre que trabalhar com o martelo, utilize os EPIs (Equipamento de Proteção Individual). Ex.: óculos de proteção, protetor auricular, etc.
- Avalie o estado de conservação das cabeças intercambiáveis, observando a existência de trincas e rebarbas.
- Verifique a fixação e conservação do cabo.
- Não bata em objetos pontiagudos ou com dureza acima da existente na cabeça em aço.
Troca das cabeças
- A troca das cabeças intercambiáveis de poliamida é muito simples e segura.
- Basta prender a cabeça intercambiável danificada com a ajuda de uma morsa e fazer movimento de alavanca. Logo, a mesma irá soltar. Posteriormente, posicione a cabeça intercambiável nova e utilize a morsa para prensar contra o martelo, conforme figura abaixo.
Destaque para o modelo ref. 247H que possui cabeça com duas alternativas de materiais: poliamida (TECAMD 6HG) e aço especial. O lado da cabeça em poliamida é intercambiável e o lado em aço pode ser utilizado como martelo convencional, cabo ergonômico em madeira nobre.
Veja mais em nosso exclusivo Catálogo Online: http://migre.me/rjQhJ
Fonte: Assessoria Gedore
Leia também
-
GEDORE Solutions: Uma ampla gama de opções para o torque controlado com precisão, garantindo segurança e qualidade em suas operações
-
CONEXÃO GEDORE: Conheça Alexandre Silva, exemplo de liderança e superação diante de grandes desafios
-
O surgimento do alicate: De ferramenta de ferreiros a um companheiro versátil!
-
Portabilidade e Praticidade: Como profissionais leves e hobbistas podem se beneficiar de jogos de ferramentas compactos
-
Dia do Representante Comercial: Uma parceria de sucesso aqui na GEDORE!