Ferramenta de uso diverso, hoje em dia todo homem que se preze, tem um alicate em casa. É muito fácil para nós, homens civilizados, convivermos com esse, digamos, amigo. Sim, amigo, pois ele é o primeiro a quem recorremos quando temos que consertar algo. É só escutarmos aquele famoso” Beeenhêêê”, que já sabemos que lá vem coisa. Pegamos o nosso fiel amigo e lá vamos nós, fazer o tal conserto. Para homenagear essa grande ferramenta, vou contar a vocês a verídica história do surgimento do alicate e os seus mais importantes precursores. Tudo começou no período Paleolítico, quando duas facções rivais disputavam o poder dentro de uma, digamos, sociedade. Existiam os Homo-sapiens, famosos por terem inventado a roda e conseqüente a bola, muito usada num antigo jogo chamado Futesapiens; e os Alicatus-Sapiens, espécie muito parecida com os Homo-Sapiens, mas com uma mandíbula maior, grande mesmo ( sabem o queixo do Quércia? Pequeno perto do deles.), que era usada para todo tipo de serviço que se fizesse uso da força.
O Homo-Sapiens, um pouco mais desenvolvido que o rival, criou uma ferramenta de Sílex (espécie de pedra que era retirada e moldada por picaretas feitas com chifres de veado), imitando o movimento da mandíbula do rival em questão. Essa ferramenta era usada como endireitador de flechas, melhorando consideravelmente a pontaria dos nossos ancestrais nas antigas batalhas. Com as flechas endireitadas e a pontaria em dia, tornaram-se a raça mais forte e consequentemente, desenvolveram-se mais rapidamente. Dando um salto na história, vamos encontrar há mil e duzentos anos atrás, um jovem ferreiro que dominava a técnica da fusão e tratamento do ferro. Apesar do metal ser conhecido por vários povos, sendo usado material de antigos meteoros, os mesmos eram tratados com pedras através da percussão e do polimento. O Jovem e promissor árabe, Ali –kati, a pedido de um parente famoso na antiga Arábia, (o Sr Ali-Babá, que queria fundir algumas Moedas e moldá-las de outra maneira) é quem desenvolveu o forno, a bigorna e o martelo, materiais necessários para construir uma ferramenta muito parecida com o antigo artefato feito de sílex, ao qual ele batizou com o seu nome, ali-kati. Com a revolução industrial na Inglaterra, em 1775, vamos encontrar outro personagem dessa saga, tão promissor quanto o seu antigo descendente árabe, o jovem escocês, do clã dos allicaster, o Sr. James Watt Mac Allicaster grande inventor da época, que desenvolveu a técnica da máquina à vapor, construindo vários equipamentos com a nova tecnologia, substituindo a força humana pela força de máquinas na realização dos trabalhos.
O Jovem Mac allicaster, tornou-se um grande industrial do ramo de ferramentas, tendo como grande sucesso de vendas, os alicates fabricados por ele. Como vocês puderam observar, são várias as pessoas que ajudaram no desenvolvimento e popularização do nosso atual alicate. Esses que citei foram os casos de maior sucesso e mais importantes na história de tão usada ferramenta.
Fonte: Anjos de Prata
O alicate universal é o mais conhecido e “popular” entre todos os alicates do mercado. Alguns usuários erradamente associam seu nome – “universal” – à execução de qualquer tipo de tarefa, entre as quais algumas incorretas, que podem causar acidentes pessoais ou danificar o próprio alicate.
Conheça o nosso alicate universal 8280 acessando nosso Catálogo Online!
Leia também
-
Portabilidade e Praticidade: Como profissionais leves e hobbistas podem se beneficiar de jogos de ferramentas compactos
-
Andar de bicicleta é uma prática saudável: Confira 7 benefícios para o corpo e saúde mental!
-
Guia para organização, limpeza e conservação de ferramentas
-
Seu carro foi atingido por enchente? Saiba o que fazer!
-
Recuperando memórias e homenagens