Motor fazendo barulho! O que pode ser?

Gosto muito de motos, e aprendi muito sobre elas nos últimos anos. Tenho uma NX 350 Sahara que estou reformando, e uma CG Fan 125 modelo 2014, que devo trocar em breve por uma Bros 160. Tive meus altos e baixos com motos, mas tem sido uma boa experiência lidar com motocicletas.

O que não é legal é começar a ouvir alguns barulhos estranhos no motor da moto, parecendo que algo está dando defeito. Já tive minhas fases de paranoia sobre esses barulhos, mas deixei isso de lado e passei a usar meus poucos conhecimentos mecânicos para diagnosticar melhor os barulhos do motor da moto. Moto com barulho estranho no motor: o que pode ser? Motores de motos vão fazer vários ruídos. São dezenas, muitas vezes centenas de peças de metal em atrito constante umas com as outras. Esses barulhos, porém, podem indicar muito da saúde do motor da sua moto. Existe até estetoscópio para oficinas, uma ferramenta que ajuda a ouvir melhor os barulhos do motor.

Quem é leigo não vai conseguir diferenciar muito bem esses barulhos, mas pode identificar quando são apenas do funcionamento normal da motocicleta, e quando eles são realmente algum problema. Moto com barulho no motor: os barulhos e o diagnóstico Um motor, muitas vezes soa barulhento ao ser ligado porque os componentes não estão sob carga, o motor está frio e o óleo não se aqueceu e começou a circular livremente.Os barulhos no começo do funcionamento da motocicleta (entre 5 e 10 minutos) são completamente normais. Se um ruído persistir depois desse tempo, aumenta no volume, pode indicar um desgaste das peças. Algumas peças desgastam naturalmente, e esses barulhos de desgaste são parte da engenharia da motocicleta. Mas se os barulhos aumentarem demais, é sinal de problemas.

Sons “retumbantes”, como se você colocasse várias peças de metal em uma caixa de metal e sacodisse, são normalmente barulhos do rolamento, talvez da árvore de manivelas. Com o tempo, essas peças vão folgando e desgastando, podendo até travar. É normal o barulho aumentar com a idade da motocicleta. Problema aqui é identificável quando o barulho tem variações em alguma parte da rotação. Exemplo: minha Sahara fazia um barulho diferente na rotação do motor. Eram pequenos “estalos”, que aumentavam ou reduziam a frequência de acordo com a rotação do motor. Após desmontar a moto e testar um dos rolamentos da árvore de manivelas, vi que o rolamento sempre travava em alguns pontos, fazendo barulhos iguais aos que ouvia. Constatei que o rolamento precisava de substituição.

O som de um chocalho metálico no motor, se acompanhado por um barulho de arranhar metais, é sinal de desgaste e folga da corrente de comando do seu motor.

A marcha irregular e o barulho de “tec-tec” podem ser de válvulas com folga ou até válvulas batendo. É recomendado levar a moto a uma oficina mecânica para verificar. Esse problema, geralmente, é acompanhado de um maior consumo de combustível e aumento da vibração da moto nas pedaleiras. Aconteceu comigo a folga das válvulas, foi só mandar regular e a moto volto ao normal.

Finalmente, se a sua moto dá “tiros”, ou faz um som de “cuspir ar”, então pode haver um vazamento de ar em algum ponto do sistema de escape e/ou do sistema de admissão. Você conhece outros barulhos de motor de moto que indicam problemas? Quais? Deixe nos comentários e ajude mais pessoas a diagnosticar os problemas de suas motos e aprender mais sobre mecânica sem sair de casa!

Fonte: Carro de Garagem

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