É grande a expectativa para a partida-exibição que reunirá os gaúchos Orlandinho Luz e Guilherme Clezar, no próximo domingo, a partir das 11h, em São Leopoldo. O enfrentamento inédito faz parte da programação da Gedore Interclubes Infanto-Juvenil de Tênis, apresentado por Gedore e Secretaria Estadual do Esporte e do Lazer do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte – Pro-Esporte/RS. Eles jogarão na quadra central do São Leopoldo Tênis Clube e também farão uma partida de duplas, tendo como parceiros os técnicos Lucas Engel e Litos Zwetsch. A Gedore Interclubes Infanto-Juvenil de Tênis teve início nesta quinta-feira (03) reunindo mais de 50 equipes de vários clubes e academias do Rio Grande do Sul, e segue até o domingo (06). O ingresso é gratuito.
O gaúcho Orlando Moraes da Luz, natural de Carazinho, começou a jogar tênis quando tinha apenas 3 anos, pois estava sempre ao lado de seu pai nas quadras, o técnico Orlando Luz. Ele treina na academia ADK, em Santa Catarina, e tem Gustavo Kuerten como seu ídolo. O jovem gaúcho ganhou projeção internacional ao vencer a chave de duplas do torneio juvenil de Wimbledon no ano passado, ao lado de Marcelo Zormann. Também chegou às semifinais de simples e de duplas do torneio juvenil de Roland Garros. Ele conquistou a 1ª medalha olímpica brasileira no tênis, durante os jogos de Nanquim, na China. Foi campeão em duplas e medalha de prata em simples. Em maio de 2015, aos 17 anos, esteve na liderança do ranking mundial júnior e é considerado uma das promessas do tênis brasileiro.
Guilherme Clezar, 22 anos, nascido em Porto Alegre, começou a jogar tênis aos 4 anos. Conquistou seu primeiro título juvenil, em 2004, na Copa Gerdau. Ganhou destaque em 2009 ao chegar às quartas de final de Roland Garros na chave juvenil, ficando com o vice de duplas no mesmo torneio. Em 2010, chegou às quartas de final na chave juvenil do Australian Open. A partir de então conquistou vários torneios futures e conquistou, em 2012, seu primeiro Challenger, em Rio Quente. Clezar fez sua melhor temporada em 2013, quando passou a jogar os challengers e qualifying de torneios maiores. Foi semifinalista nos challengers de Bogotá, Porto Alegre, São Paulo e Santos e campeão do Challenger de Campinas. Atingiu seu melhor ranking da carreira em novembro (156) e fechou o ano na 158ª colocação. Atualmente, treina com o argentino Pablo Fuentes, que já trabalhou com grandes nomes como Juan Martín del Potro e Juan Ignácio Chela.
MELHORES DO ANO – No sábado, dia 5, a programação social do torneio inclui a premiação dos Melhores do Ano no Tênis do Rio Grande do Sul, na casa de eventos Moon’s Fest, em São Leopoldo. Na ocasião, também serão premiados os campeões do ranking anual da FGT e do Super Tênis RS.
O torneio conta com o patrocínio da Gedore e da Secretaria Estadual do Esporte e do Lazer do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte – Pro-Esporte/RS, com apoio de Bebidas Fruki, Hair Bike Cicloficina, Cerveja Secret Brew e São Leopoldo Tênis Clube. A hospedagem oficial é de Hotéis Suarez e a supervisão da Federação Gaúcha de Tênis. A realização é da Associação Leopoldense de Esporte e Cultura (ALEC), com promoção da Quadra Eventos.