Os cinco carros mais seguros para pedestres!

Segurança é um quesito muito importante na hora de comprar um carro, mas, normalmente, o foco sempre fica nos passageiros. Mas e quais seriam os veículos que oferecem mais proteção aos pedestres? Aqueles que têm mais chance de evitar colisão ou de causar danos mais graves? Na Europa, 14% dos acidentes com fatalidades envolvem pedestres. No Brasil, de acordo com levantamento de 2014, entre 28% e 26% das mortes no trânsito eram de pedestres. Além dos conhecidos crash tests, o Euro NCAP também faz testes para verificar o impacto nos transeuntes e mostramos os cinco melhores colocados atualmente nesse quesito.

A avaliação do Euro NCAP envolve testar o funcionamento de estruturas dianteiras do carro, como capô, parachoque e parabrisa. As simulações são feitas em diferentes cenários (veja o vídeo ao final do texto), com bonecos imitando adultos e crianças, correndo ao atravessar ou andando normalmente. A equipe também avalia a gravidade de possíveis lesões na cabeça, pélvis e pernas dos pedestres para dar a pontuação final. Carros que já contam com frenagem de emergência autônoma, por exemplo, recebem pontos adicionais.

O top 5 dos testes tem veículos da Mazda, BMW, Infiniti e Volvo. Entre os cinco melhor avaliados, o Volvo V40 é o único que o teste não foi realizado em 2015, mas em 2012. Confira como cada um se saiu:

Resultado do Mazda MX-5 no Euro NCAP (Foto: Reprodução)

Resultado do Mazda MX-5 no Euro NCAP

O Mazda MX-5 foi o que conquistou mais pontos nos testes de proteção ao pedestre do Euro NCAP, alcançando 33.7 (93% do total.) O fato do carro ser baixo ajudou, mas um dos pontos principais para o bom resultado foi o “capô ativo”, que muda de posição perto do parabrisa em caso de colisão para diminuir o impacto causado no pedestre. O ativamento ocorre utilizando sensores no parachoque.

Resultado do BMW Z4 no Euro NCAP (Foto: Reprodução)

Resultado do BMW Z4 no Euro NCAP

Com pontuação próxima ao MX-5, o BMW Z4 também se mostrou com boa proteção para cabeça, pélvis e pernas em caso de choque com pedestres, marcando 33.1 pontos (91%). Enquanto o capô do modelo da Mazda se mostrou muito eficiente (cor verde nas imagens), o do Z4 – também ativo – não teve desempenho tão bom, com pontos em amarelo (adequado), laranja (marginal), marrom (fraco) e vermelho (ruim). Mesmo assim, no geral, a proteção foi satisfatória tanto nessa área quanto no parachoque.

Resultado do Infiniti Q30 no Euro NCAP (Foto: Reprodução)

Resultado do Infiniti Q30 no Euro NCAP

Logo atrás, ficou o Infiniti Q30 com os mesmos 91% do Z4, mas atingindo 33 pontos. O carro registrou problemas apenas na região do parabrisa, mas com capô ativo e outros sistemas de segurança, como frenagem de emergência autônoma e controle eletrônico de estabilidade, ficou com boa pontuação. E, no geral, ainda tem cinco estrelas do Euro NCAP.

Resultado do Volvo V40 no Euro NCAP (Foto: Reprodução)

Resultado do Volvo V40 no Euro NCAP

Reconhecida pelas tecnologias semiautônomas e com a ambiciosa meta de zerar as mortes no trânsito envolvendo seus veículos até 2020, não é de se espantar que a Volvo tenha um carro no top 5. A novidade é que o modelo não é o recente XC90, por exemplo, mas o V40, que teve seu teste em 2012. O automóvel marcou 31.8 pontos (88%), graças, principalmente, ao airbag debaixo do capô. O sistema detecta quando um pedestre foi atingido e levanta o capô para aumentar a proteção na cabeça. Os airbags também cobrem os pilares do parabrisa para melhorar a proteção na área. Segundo a Volvo, o equipamento consegue detectar a altura da pessoa atingida para otimizar o acionamento. O carro foi o primeiro a atingir a pontuação máxima (24) no quesito proteção para a cabeça.

Resultado do Mazda CX-3 no Euro NCAP (Foto: Reprodução)

Resultado do Mazda CX-3 no Euro NCAP

Mais um carro da Mazda na lista. O CX-3 teve bons números de proteção para as pernas e cabeça de pedestres e acabou empatado com o Mazda 2, ambos com 30.3 pontos e 84%, mesmo sem o capô ativo do MX-5. O CX-3, porém, leva uma pequena vantagem em outros testes de segurança e, por isso, ocupa a quinta posição. Assista ao vídeo sobre o teste de proteção:

 

Fonte: Autoesporte

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