Time de Exportação Gedore Brasil: a ponte que conecta a qualidade GEDORE à toda América Latina

No Dia do Profissional de Comércio Exterior, mostramos como o Time de Exportação Gedore transforma expertise em soluções, suporte técnico e parcerias de confiança que impulsionam o crescimento internacional.

1) Breve apresentação do Time

Hoje o departamento de exportação na Gedore Brasil atende toda a América Latina, e é composto por dois gerentes regionais, além de uma analista de exportação.

Nilmar Araujo é o gerente do Cone Sul, enquanto o Fábio Tonon gerencia a Comunidade Andina, América Central e México. Eles são os responsáveis por definir as estratégias, criar e manter os relacionamentos com os clientes e atuar na gestão comercial das vendas nestas regiões.

Como Analista de Exportação, Caroline Simon é a base de suporte para ambas as regiões mencionadas, atuando em todas as tarefas operacionais de recepção dos pedidos, realização de orçamentos e gerindo os processos de embarque, além de apoiar com dados analíticos para a tomada de decisão do time.

Em ordem: Fábio Tonon, Caroline Simon e Nilmar Araújo.

2) Como vocês descreveriam o papel do time de exportação dentro da Gedore e na relação com os clientes internacionais?

O time de exportação da Gedore atua como a ponte estratégica entre a empresa e os clientes internacionais. É responsável por compreender as necessidades de cada mercado, garantir uma comunicação eficiente, facilitar processos comerciais e logísticos e assegurar que a experiência do cliente reflita a qualidade e a confiabilidade da marca. Além disso, trabalha para fortalecer relacionamentos de longo prazo, ampliar oportunidades de negócio e representar a excelência Gedore em cada interação global.

3) Quais são os principais desafios ao levar a marca Gedore para novos mercados e públicos?

O principal desafio em nossa região é a baixa regulamentação e exigência do mercado por produtos de qualidades, com certificação internacional. A indústria em geral ainda está em fase de amadurecimento no que se refere a segurança, otimização do trabalho e certificações.

4) Como o trabalho do time de exportação contribui para fortalecer a presença global da Gedore e manter a qualidade reconhecida da marca?

Entregando um pacote de soluções ao cliente, treinamentos e apoio técnico permanente, são alguns dos pontos de maior eficaz para manter o nível de reconhecimento que a marca merece.

5) Considerando que vocês atuam com clientes e parceiros de diferentes culturas e mercados na região LATAM, como o time cria e mantém conexões fortes durante todo o processo de exportação e relacionamento?

Criar e manter os laços com clientes é ponto crucial em qualquer time de vendas, e isso tem um peso ainda maior quando falamos em exportação, tendo em vista

que por natureza temos culturas diferentes dos nossos parceiros em diferentes aspectos, a começar pelo próprio idioma.

Para driblar esta dificuldade, o ponto número um é ter a mente aberta para o novo e gostar de estar sempre aprendendo. Vai muito além da língua, pois estudar sobre comportamentos, hábitos e valores de outras culturas são a base para que os contatos comecem com o pé direito, fazendo com que o cliente encontre na gente pontos de semelhança, mesmo com estas diferenças naturais.

No fim das contas, ser humano é ser humano em todo lugar. Todos gostamos de ser compreendidos, bem atendidos e precisamos confiar no outro para que as relações sejam duradouras. Esse é um resumo do caminho.

6) Vocês podem compartilhar alguma situação em que a colaboração entre equipes da Gedore foi decisiva para superar um desafio?

Lembro um caso recente, onde abrimos um novo cliente no Chile. A cooperação já começou no momento do primeiro pedido, onde comercial, planejamento de produção e fábrica deram o melhor de si para atender completamente e em tempo recorde um grande pacote de produtos. Trade e marketing também ajudaram na preparação de materiais de comunicação e brindes.

Carga pronta, faltava apenas o tempo logístico de envio rodoviário até o Chile. Por lá, havia um megaevento de lançamento programado pelo cliente em Santiago, para determinada data, onde já estava tudo preparado, local reservado, clientes e consumidores finais convidados para um primeiro contato com as nossas linhas de produtos.

Tudo andando bem, até que, por temas burocráticos, o operador logístico atrasou em alguns dias o cruze do caminhão na primeira fronteira, entre Brasil e Argentina. Isso nos preocupou muito, pois todo o esforço de envio dos produtos poderia ser prejudicado e faria com que a carga não chegasse a tempo do evento.

Entendendo a urgência da situação, nosso time de Customer Success agiu incansavelmente acompanhando e fazendo a gestão de cada dia do transporte, fazendo com que o objetivo fosse cumprido com a entrega da carga 1 dia antes do evento. Deu muita correria para organizar tudo, mas em conjunto com representante e equipe do cliente, tudo saiu da melhor forma possível.

O fato ainda mais curioso desta história, é que no dia seguinte ao cruze da carga e entrada no Chile, mesmo dia em que estava ocorrendo o evento, houve uma grande nevasca na Cordilheira dos Andes, o que bloqueou a fronteira pelos próximos 15 dias.

Se não fosse o esforço conjunto de acompanhamento de cada etapa, desde a entrada do pedido, programação, fabricação e entrega no cliente, o evento não teria ocorrido e a frustração de todos, principalmente do cliente, seria gigantesca. Graças a esta força coletiva, tudo saiu perfeitamente e hoje seguimos em forte crescimento no mercado.

7) Quais processos ou práticas internas são fundamentais para garantir que cada ferramenta chegue ao cliente internacional com a excelência Gedore?

Entendemos que a excelência começa já na matéria-prima de qualidade, passando então para uma produção de precisão com processos adequados, inspeções em cada etapa do processo e embalagem adequada de acordo com as normas internacionais.

E para que esse produto chegue ao mercado internacional precisamos ter uma equipe focada nas necessidades dos clientes e sempre atualizada com o que acontece na geopolítica da nossa região.

8) Na visão de vocês, qual é a importância das pessoas e das conexões humanas para que todo o processo de exportação aconteça com sucesso?

A resposta 6, sobre o caso do Chile, deixa muito claro a importância de cada um ao longo do processo. Situações e atividades complexas, que envolvem diferentes áreas, somente podem ser resolvidas de maneira adequada onde há fortemente o senso de integração, união e confiança uns nos outros.

9) E o que significa entregar “Ferramentas para a vida” em um contexto internacional?

Significa elevar o nível de qualidade do seguimento, mostrando ao cliente que a eficiência, segurança e apoio da marca trará infinitos benefícios ao cliente e usuário de nossos produtos.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *