É frustrante quando uma motocicleta não dá partida, mas você nem sempre precisa chamar um mecânico para encontrar a origem do problema. Mesmo que não possa consertá-la, ter uma ideia geral do que está errado pode poupar tempo – e assim, dinheiro – quando levá-la à oficina. Qualquer tipo de motor à gasolina precisa de três coisas básicas para iniciar e funcionar: ar, combustível e uma faísca elétrica. Estes passos simples podem, muitas vezes, levar à origem do problema.
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Assegure-se que a chave e a ignição estejam na posição “on” (ligado). Siga os procedimentos adequados de partida da sua moto. Está em ponto morto? A embreagem está puxada? Há gasolina no tanque? Em seguida, tente ligar sua moto. Ela dá partida? Se não, verifique se a bateria está conectada corretamente e os terminais não estão corroídos. Se estiverem soltos ou sujos, limpe-oos e aperte-os. Em seguida, usando um voltímetro que meça corrente e ohms, verifique se a bateria tem carga suficiente para ligar o motor. Se não, substitua-a ou carregue-a e tente novamente. Se ainda assim não ligar, pode haver uma conexão frouxa entre a bateria e o motor de arranque, uma ignição com problemas ou um relé de segurança defeituoso. Confira um manual de reparo para procedimentos de testes adequados para sua moto, pois cada moto é diferente.
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Se a sua moto dá partida, mas não pega, verifique se está recebendo combustível. Se a moto tem um torneira de combustível, certifique-se que esteja na posição “prime” (aberto). Em seguida, retire a mangueira de combustível principal e verifique se o combustível está fluindo livremente. Se o combustível não estiver chegando ao sistemado carburador ou injeção, sua moto não ligará. Se esse for o caso, é provável que seja algo no sistema de combustível. Se o combustível estiver fluindo livremente, recoloque as mangueiras. Se não estiver, verifique se o filtro de combustível está entupido, se uma mangueira está comprimida ou se a torneira está funcionando corretamente. Uma maneira de determinar se o problema está no seu sistema de combustível é colocar algumas gotas de combustível em cada buraco das velas de ignição, recolocá-las e ligar a moto. Se ele liga e depois apaga, o problema provavelmente está no sistema de combustível.
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Se estiver recebendo combustível e a moto der partida, mas ainda não pegar ou ligar, verifique a vela de ignição ou as velas. Comece retirando um cabo de vela, em seguida, remova a vela usando o soquete fornecido no kit de ferramentas da sua moto. Agora, inspecione a vela. Ela não deve estar molhada (geralmente causado por combustível, quando a vela não dá partida) ou coberta de óleo queimado ou carbono. Agora, verifique se há faísca. Embora você possa obter um conjunto especial, isolado de alicates para segurar o plugue, há um método “rápido e sujo” para isso: Depois de recolocar o cabo da vela, coloque a parte rosqueada dela de encontro ao motor (não sobre o orifício da vela, pois a faísca poderia incendiar o combustível que é soprado para fora quando você tenta iniciá-la). Agora, certificando-se de não estar encostando no motor ou na vela, dê a partida. Você deverá ver uma bela faísca azul. Se não, certifique-se que a parte rosqueada da vela esteja tocando no motor (mas o eletrodo não) e tente novamente. Se ainda não vir uma faísca, existe uma vela com defeito ou um problema no sistema elétrico. Verifique se todos os cabos de ignição estão conectados corretamente e se não há rachaduras nos fios. Se os fios estiverem rachados, eles devem ser substituídos. Se ainda não vir a faísca, é hora de consultar um manual de reparo ou chamar um mecânico.
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Se você tiver combustível e ignição, verifique se a moto está recebendo ar suficiente. Comece retirando o filtro de ar. Se ele estiver muito sujo, não obterá a mistura correta de ar e combustível no sistema de carburação ou injeção. Se estiver limpo, verifique se a caixa de ar está conectada corretamente – uma mangueira solta ou vazamento de ar pode alimentar muito ar no sistema. Se sua moto for equipada com um afogador, garanta que ele consiga mover-se livremente e não esteja preso na posição “on” (ligado) ou “off” (desligado).
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Se seguir estes passos e ainda não conseguir ligar a moto, chame um mecânico. Se achar que descobriu a fonte do problema, descreva os passos que fez para guiar o mecânico.
Fonte: Ehow
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