O automóvel tal como o conhecemos não foi inventado num único dia, por um único inventor. A história do automóvel teve uma evolução a nível mundial, começando com os planos teóricos para um veículo motorizado que foi desenhado por Leonardo da Vinci e Isaac Newton.
Em 1769, o primeiro automóvel de estrada inventado foi um tractor projectado por um engenheiro e mecânico francês chamado Nicolas Joseph Cugnot (1725-1804). Cugnot usou um motor a vapor para fornecer energia ao seu veículo de três rodas, o qual era usado pelo exército francês para mover artilharia a uma velocidade estonteante de 4km/h. A cada 10 ou 15 minutos o veículo era obrigado a parar para acumular vapor. O motor a vapor e a fornalha estavam posicionados na frente do veículo. Em 1770, Cugnot construiu um triciclo que transportava quatro passageiros.
Em 1771, Cugnot bateu com um dos seus veículos contra uma parede, fazendo com que fosse a primeira pessoa a ter um acidente com um veículo motorizado. Alguns anos mais tarde um dos seus financiadores faleceu e o outro foi exilado, levando a que as suas experiências fossem abandonadas devido à falta de dinheiro. Com isto, Cugnot poderá ter sido o inventor do primeiro veículo completamente autopropulsor, se tivermos em conta que os veículos movidos com motores a vapor eram considerados automóveis.
Os motores a vapor não foram os únicos a ser utilizados nos primeiros automóveis. Veículos com motores eléctricos também foram inventados. Entre 1832 e 1839, Robert Anderson, da Escócia, inventou o primeiro coche eléctrico. Fazia uso de baterias recarregáveis e um pequeno motor eléctrico para fornecer energia às rodas. Contudo, o inventor do primeiro veículo eléctrico é desconhecido e o título é atribuído a vários inventores. Nos finais do século XIX, a França e a Grã-Bretanha foram as primeiras nações a apoiar o suporte alargado de veículos eléctricos.
Em 1897, a primeira aplicação comercial de veículos eléctricos foi estabelecida na forma de uma frota de táxis na cidade de Nova Iorque. Em 1899, um carro eléctrico de corrida construído na Bélgica, denominado “La Jamais Contente”, estabeleceu o recorde de velocidade no solo ao fazer uma passagem a quase 109km/h.
Contudo, os primeiros veículos eléctricos eram pesados, caros e precisavam de parar frequentemente para serem recarregados. Isto acabou por levar ao seu abandono devido à fraca tecnologia da altura e aos elevados custos de desenvolvimento face a outras formas de energia para movimentar os veículos. Foi aqui que os motores a gasolina triunfaram. Devido à grande abundância de combustível fóssil, o seu baixo custo e a fiabilidades dos motores térmicos fez com que estes fossem adoptados internacionalmente até aos dias de hoje, enquanto a electricidade encontrou um maior sucesso em áreas onde o fornecimento de electricidade é constante, como no metropolitano.
Um dos mais importantes personagens na história dos motores foi sem dúvida Nicolaus August Otto, o qual inventou em 1876 um motor a gasolina. Otto construiu o primeiro motor de combustão interna a quatro tempos, qual chamou “Ciclo de Otto”, que era perfeitamente utilizável. As contribuições de Otto foram tão importantes que os motores dos automóveis a gasolina que são construídos hoje em dia, seguem o seu desenho original, acabando assim por se tornar num ciclo universalmente adoptado para os automóveis movimentados a combustível líquido. O título de inventor do primeiro automóvel de combustão interna prático é dado a Gottlieb Daimler, fundador do grupo automóvel Daimler, e Karl Benz, fundador da Mercedes-Benz, embora o último tenha conseguido concluir o projecto mais cedo, daí ser considerado em muitos livros como o inventor do carro moderno. Cada um inventou um carro que seria prático para uso diário e iria revolucionar a indústria automóvel. Contudo, é injusto que sejam dados como os criadores do automóvel, como muitos livros os referem.
No início do século XX, os carros a gasolina começaram a ter um maior volume de vendas do que qualquer outro tipo de motores.
Os primeiros fabricantes automóveis foram a Panhard & Levassor (1889) e a Peugeot (1891), ambas marcas francesas, sendo que a primeira utilizava motores nos seus automóveis que tinham sido desenhados por Daimler. Só mais tarde é que Daimler e Benz entraram para a produção de automóveis, após conseguirem ganhar algum dinheiro com a venda das patentes dos seus motores. Dentre os fabricantes de automóveis, é necessário salientar o mais importante de todas, Henry Ford. Este construiu a primeira linha de produção em série de automóveis em 1913. A linha de montagem reduzia drasticamente os custos e o tempo associados à produção. Depois de construir a sua primeira linha de montagem, a Ford tornou-se no maior construtor mundial, tendo sido fabricados, em 1927, 15 milhões de Model T, o primeiro modelo comercial da marca.
Aqui ficam alguns dos acontecimentos mais marcantes durante o nascimento da indústria automóvel:
- 1680 – O físico holandês Christian Huygens desenhou mas nunca construiu um motor de combustão interna que utilizava pólvora como fonte de energia.
- 1807 – O suíço François Isaac de Rivaz, inventou um motor de combustão interna que utilizava uma mistura de hidrogénio e oxigénio como combustível. Juntamente com o motor desenhou um carro para o colocar. No entanto a sua ideia revelou-se bastante mal sucedida.
- 1824 – Samuel Brown, engenheiro inglês, transformou um motor a vapor num motor a gasolina que utilizou para propulsionar um veículo ao longo de uma encosta.
- 1858 – O engenheiro Jean Joseph Étienne Lenoir inventou e patenteou um motor alimentado a gasolina com um sistema eléctrico de ignição por faísca. Em 1863 melhorou o seu desenho, utilizando agora petróleo e um carburador, para realizar uma viagem de 7 milhas com uma carroça.
- 1962 – Alphonse Beau de Rochas, um engenheiro civil, patenteou mas nunca construiu um motor a quatro tempos.
- 1866 – Os engenheiros alemães, Eugen Langen e Nicolaus August Otto melhoraram o desenho de Lenoir e de Rochas, construindo um motor a gasolina mais eficiente.
- 1873 – George Brayton, um engenheiro americano, desenvolveu, ainda que sem sucesso, um motor a dois tempos que utilizava querosene como combustível.
- 1876 – Nicolaus Otto inventou e patenteou o primeiro motor a quatro tempos completamente operacional e utilizável, ficando conhecido como o “Ciclo de Otto”. No mesmo ano foi também construído o primeiro motor a dois tempos inventado pelo Sir Dougald Clerk
- 1885 – Gottlieb Daimler inventou o que é denominado como o primeiro protótipo de um motor actual a gasolina. Com um cilindro vertical e gasolina injectada através de um carburador, este motor equipou um veículo de duas rodas chamado “Reitwagen”. No ano seguinte construiu o primeiro veículo motorizado de quatro rodas.
- 1886 – Karl Benz recebeu a sua patente para um carro alimentado a gasolina.
- 1889 – Daimler construiu uma versão melhorada do seu motor de combustão interna, desta fez com válvulas em forma de cogumelo e dois cilindros dispostos em V.
- 1890 – Wilhelm Maybach construiu o primeiro motor de quatro cilindros a quatro tempos.
Fonte: Evolução Automóvel
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