As diferenças entre os tipos de alicate

Você conhece os principais tipos de alicate disponíveis no mercado? Conheça a funcionalidade de cada um deles e descura qual é o modelo mais indicado para desempenhar as suas tarefas.

Principais tipos de alicate

– Alicate universal: como o próprio nome sugere, os alicates universais servem para uso geral. Dentre os tipos de alicate, este é o mais comum. É uma dessas ferramentas não só para uso profissional, mas também doméstico. O alicate universal pode ser usado para cortar, apertar objetos, dobrar fios, entre outras diversas funções. Ele praticamente une as funções do alicate de bico e do alicate de pressão.

– Alicate eletricista: é uma das ferramentas indispensáveis para todo profissional que atua na área elétrica. O alicate eletricista possui orifícios para encaixe dos fios e permite descascá-los em diferentes dimensões. Apesar de outros alicates serem capazes de cortar fios, com o alicate eletricista é possível agarrar melhor o fio e fazer um corte mais longo, sem deixar rebarbas indesejadas.

– Alicate para anéis: esse modelo de alicate possui duas pontas bem finas para encaixe em anéis de retenção. O bico do alicate pode ser reto ou curvo para acessar os locais onde estão os anéis. Ele é utilizado para colocar e retirar anéis externos de máquinas e equipamentos.

– Alicate tesoura: esse alicate é chamado de tesoura por conta da sua função de corte. Ele conta com arestas de corte precisas e afiadas, possibilitando fazer cortes rentes em cabos, como em cabos flexíveis de cobre. Os alicates tesoura permitem cortar bitolas maiores sem que seja preciso fazer muito esforço. Eles também são ferramentas bastante usadas para prender materiais de espessura fina devido ao seu bico fechado com ranhuras cruzadas que se agarram bem a chapas, vedações e fios, independente da posição.

– Alicate de pressão: mais uma daquelas ferramentas que pelo nome podemos adivinhar para o que servem. Os alicates de pressão são utilizados para segurar e pressionar peças e superfícies, crimpar terminais e também desapertar parafusos e porcas.

– Alicate bomba d’água: também conhecido como alicate bico de papagaio, o alicate bomba d’água é utilizado em reparos, consertos e na manutenção de diversos equipamentos. Dentre os tipos de alicates, esse é o mais utilizado na área hidráulica para apertar canos, torcer porcas e consertar encanamentos e torneiras.

– Alicate de bico: os alicates de bico são uma das ferramentas mais utilizadas em serviços de mecânica e de eletricidade para corte e torção de cabos, fios e arames. Esses alicates também podem ser regulados para que se encaixem melhor em porcas, canos e outros materiais. Por conta dessa caraterística, o alicate de bico pode ser usado em locais delicados e difíceis de serem acessados.

Sempre adquira alicates de qualidade

Os alicates são ferramentas básicas e úteis para diversos tipos de serviços. Isso faz com que as opções oferecidas no mercado sejam inúmeras. Vale ressaltar a importância de adquirir alicates de qualidade para realizar tarefas com precisão. A GEDORE oferece vários tipos de alicates que passam por um rigoroso controle de qualidade.

Fonte: MaboreBlog

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *