COMO MONTAR UMA OFICINA

Aviso: Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?

A procura pelos serviços de oficina mecânica acompanha o grande crescimento da venda de automóveis no Brasil gerada pelos incentivos de impostos que o governo ofereceu nos anos de 2012 e 2013 e pela facilidade dos prazos de financiamento.

Mesmo com estes veículos novos, grande parte da frota nacional ainda é composta por veículos antigos, onde os donos recorrem frequentemente aos serviços de uma oficina para estender a vida útil de seus automóveis.

Sabendo disto, um empreendedor tem uma diversidade de serviços que podem ser oferecidos em uma oficina mecânica, devendo pesquisar qual especialização a oficina vai oferecer. Havia um tempo em que um mecânico conseguia arrumar ou revisar qualquer carro, mas hoje em dia esta realidade é diferente, pois o aumento da concorrência e o avanço tecnológico dos automóveis exigem a profissionalização do setor. Atualmente as oficinas mecânicas possuem serviços mais específicos, com alta tecnologia e mecânicos especializados, ou seja, o mercado não dá espaço para as velhas oficinas mecânicas, pequenas e abafadas, onde a qualidade do atendimento dependia do temperamento de seu proprietário.

Dentre os serviços existentes, podem ser citados:

– Troca de Óleo e Lubrificantes;
– Alinhamento e Balanceamento;
– Regulagem de Motores;
– Sistemas de Freios;
– Mecânica Geral;
– Suspensão;
– Ar-condicionado;
– Escapamento;
– Direção Hidráulica;
– Sistemas de Injeção.

O treinamento de funcionários é fundamental para o bom atendimento e a prestação adequada do serviço. O fácil acesso à informação tornou o brasileiro mais consciente sobre seus direitos e mais exigente quanto aos serviços prestados.

Fonte: Sebrae

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *