Pesquisa de Clima Organizacional: ferramenta por maior produtividade

Já não é novidade nos setores de RH que a produtividade está diretamente ligada ao bem-estar de seus colaboradores. É uma relação de ganha-ganha, já que, para a empresa, as ações retornam em produtividade e retenção de talentos e, para os profissionais, resultam em maior satisfação profissional e qualidade de vida, além de um quadro de convivência mais agradável para a equipe.

Seguindo essa tendência, as empresas buscam maneiras de ouvir o colaborador e implantar mudanças pela construção desse relacionamento. Entre as estratégias utilizadas para isso, a que mais vem ganhando força dentro das organizações é a Pesquisa de Clima Organizacional.

A ferramenta é voltada à análise do ambiente interno da empresa e serve como base para a tomada de decisões, na medida em que analisa a percepção coletiva que as pessoas têm da corporação. Ela possibilita identificar possíveis vulnerabilidades no modelo de gestão de pessoas, permitindo a análise de aspectos como satisfação, compromisso, atitudes, produtividade e motivação dos colaboradores. Com esse diagnóstico, a organização se volta, então, a desenvolver um plano de ação pela implantação das melhorias.

Nossos profissionais de Recursos Humanos realizaram a pesquisa em março e, agora, trabalham no plano de ação. “Um dos grandes desafios das empresas hoje é a manutenção de um ambiente potencializador das capacidades individuais de cada colaborador, e essa pesquisa serve como instrumento inicial para esta construção”, explica Patrícia Misturini, coordenadora de RH da Gedore.

De acordo com a gestora, com a aplicação do método a confiança na empresa também tende a elevar de forma considerável, já que o profissional ganha voz e representatividade. Ela alerta, porém, que se nada for produzido a partir dos resultados obtidos, a pesquisa terá efeito inverso. “Antes de a empresa decidir fazer uma pesquisa,  precisa analisar qual a real intenção de empreender as ações corretivas necessárias. Caso essas mudanças não sejam viáveis, como, por exemplo, um aumento salarial, o ideal é explicar as razões de forma clara e transparente”, orienta.

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