Como usar o WhatsApp para vender mais

O WhatsApp pode se orgulhar de ser um aplicativo sem anúncios, sem jogos, sem truques, e você ainda pode usar o serviço para vender o seu produto.

O app começou a fazer parte da vida dos brasileiros em 2012, ganhando popularidade por permitir a troca de mensagens sem que você precisasse pagar pelo envio, assim como acontecia com o SMS.

Em 2014 o aplicativo foi vendido ao Facebook por 19 bilhões de dólares em dinheiro e algumas ações.

Mas, a questão aqui é: como podemos usar o WhatsApp para ajudar sua empresa a vender mais?

O WhatsApp é popular especialmente em países onde o SMS é menos acessível, ou não está incluso nos planos de telefonia – como no Brasil.

As pessoas comumente usam o aplicativo para entrar em contato com a família e amigos, e ele acaba servindo para contornar as contas de telefone celular.

As pequenas empresas podem usar o WhatsApp para se comunicar diretamente com clientes e fecharem novas vendas. A nova relação entre Facebook e WhatsApp torna essa opção ainda mais intuitiva.

Manter uma presença nas mídias sociais é crucial para construção de sua marca. E enquanto o Facebook já permite que você mantenha estreito contato com os potenciais clientes, bem como fãs, o WhatsApp leva você ao próximo nível do relacionamento.

Ao habilitar a funcionalidade de mensagens entre empresas e potenciais clientes, a comunicação pode ser ainda mais próxima e tão imediata quanto um SMS.

Você pode colocar seu número de WhatsApp em seu site, cartões de visita, e mídias sociais, permitindo que o seu público saiba que você está ao alcance do aplicativo, a qualquer momento.

Empresas especializadas, principalmente aquelas que oferecem produtos sob medida para os clientes, têm adotado o WhatsApp como ferramenta de comunicação.

Mas, será que a sua empresa deve participar do WhatsApp? Embora o aplicativo não tenha a mesma presença no mundo todo, no Brasil ele é muito popular, e uma maneira em tempo real para se conectar com seu mercado.

Além disso, ele não custa quase nada, e não exige uma manutenção como outras mídias, que precisam de conteúdo ativamente a todo momento.

Esse é simplesmente um outro caminho pelo qual os clientes podem chegar até você – e tudo que você precisa é de um número de telefone, e de umsmartphone.

Alguns vendedores podem se sentir perturbados pelos seus prospects tendo que responder às suas perguntas a todo momento.

Mas, além das mensagens, o WhatsApp já permite chamadas de voz, e até mesmo conversas via browser, para os usuários de Android.

Assim, você ao mesmo tempo que substitui o SMS, acaba substituindo aplicativos de troca de mensagens, bem como serviços de voz, como o Skype ou Viber.

O WhatsApp não é a sentença de morte para outros meios de comunicação. Responder a um dilúvio de consultas via WhatsApp pode não ser a forma mais ideal ou sustentável para fazer negócios.

E se você estiver fazendo SMS marketing, deve saber que o WhatsApp irá, em breve, substituir os recursos de marketing via mensagens de texto.

Se você estiver dúvidas sobre como usar o WhatsApp para fazer negócios, nós separamos algumas dicas úteis para que você aprenda a fazer negócios usando o WhatsApp.

#1. Salve os contatos no telefone

Se você é do tipo de vendedor que tem vários chips e milhares de números soltos espalhados em diversos aparelhos, você não vai conseguir dar a seus clientes a atenção que eles merecem.

Isso porque, dificilmente você vai saber com quem está falando, saber o que já conversaram e etc.

Vendedor que se preze precisa usar 1 único número, sempre salvar seus contatos no telefone, e manter seus históricos a salvo.

Muitas vezes você não lembra de uma conversa, e o seu cliente acha que você se lembra das informações que trocaram. Se você não tem o histórico, pode acabar perdido e ter que confessar ao seu cliente que não se lembra do que conversaram.

#2. Grave áudios

Grande parte dos clientes têm perguntas e dúvidas quando recebem uma propaganda pelo WhatsApp. Então, como responder?

Seja proativo e tenha um estoque de áudios com respostas simples já prontas em seu aparelho para tirar as dúvidas de seus clientes.

Dessa maneira, você responde seu cliente rapidamente, e além de não precisar recriar as mesmas respostas várias vezes, perde menos tempo do que digitando a mesma resposta.

Assim, seu WhatsApp se torna um canal dinâmico e rápido de relacionamento com seus clientes.

#3. Espalhe mensagens de agradecimento

Você não consegue ser um bom vendedor sozinho. Você só pode ser um bom vendedor graças a seus clientes.

Por isso, nunca deixe de agradecer a eles. Se você ganhou um prêmio, bateu a sua meta de vendas, ou simplesmente está feliz por fechar novas vendas, agradeça seus clientes atuais.

São eles que tornam isso possível. Agradecimentos sinceros e feitos de forma personalizada representam uma ação de baixo custo e alto impacto. Os clientes ficam felizes ao mesmo tempo em que o seu nível de confiança aumenta.

#4. Use os vídeos ao seu favor

Suponhamos que você seja um corretor de imóveis e queira ser mais assertivo em suas apresentações. Muitas vezes empresas lançam propagandas na TV aberta e esquecem de criar um vídeo para o WhatsApp.

Faça vídeos para seus clientes, mostrando, por exemplo, um novo produto, uma nova aplicação para um produto antigo, ou até mesmo, oferecendo um cupom de desconto em um novo serviço.

Nunca é demais enviar conteúdo em vídeos para seus clientes.

Você está pronto para implementar o WhatsApp em suas vendas?

Agora que você já sabe que o WhatsApp serve não apenas como um aplicativo para conversar com amigos e familiares, você já está pronto para envolver seus clientes com esse poderoso aplicativo?

Além de ser uma ferramenta simples para manter seu cliente por perto, o aplicativo é muito útil em diversas etapas das vendas.

Você pode, por exemplo, qualificar, apresentar, e fazer pós-vendas apenas com o WhatsApp.

Por fim, quando você dá o seu WhatsApp para seus clientes eles percebem que você não vai fugir, e que se precisar, têm o seu número de telefone à mão, para tirar dúvidas ou resolver quaisquer problemas.

Dessa maneira, o WhatsApp se torna uma ferramenta de relacionamento e aproximação entre você e seus clientes.

Fonte: Agendor.com

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